Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cinema Espanhol

"Machado de Assis, escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de 'olhos olbíquos e dissimulados..."

"Machado de Assis, escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da litaratu...". A quem estou querendo enganar? Já li esse prefácio um milhão de vezes e não consigo sair do primeiro parágrafo! Dom Casmurro? Por que estou vendo o prefácio de Dom Casmurro? Do meu livro favorito? Simples. Para ver se o tempo passa mais rápido enquanto eu espero...

Agora estou fingindo ler uma revista de culinária enquanto observo as pessoas na livraria. Nunca me enganei pelas aparências. Quem me viu podia jurar que Machado de Assis era uma novidade para mim, ou que sou uma mulher prendada, dessas que sabe cozinhar de tudo. Nunca imaginariam que já li Dom Casmurro em três idiomas ou que a minha especialidade é ovo mexido. Queimado, obviamente.

Finalmente encontro uma revista interessante. E, como não poderia deixar de ser, sendo eu uma pessoa muito sortuda, estava num lugar de difícil acesso. Mas antes fosse somente a minha baixa estatura. A bendita não só estava na última prateleira, como também ao lado das revistas masculinas.

— Deixe-me ajudar a senhorita - disse um vendedor da loja, me entregando uma revista de uma loira bronzeada.

— Oh, não! Não é...

— Tudo bem, moça. Sem preconceitos - interrompeu e saiu.

Sem preconceitos. Apenas todos os olhares da livraria se dirigindo às minhas mãos. Apenas isso. Amaldiçoei a pessoa que colocou uma revista de cinema espanhol ao lado das de "nu artístico".

— Vai comprar?

— Que? Isso? Ah... Não! Claro que não!

— Nunca se sabe...

— Engraçadinho... Onde você estava esse tempo todo?

— Eu estava aqui. Cheguei mais cedo e dei uma olhada por toda a livraria. Achei uma revista sobre cinema espanhol, ia comprá-la para você, mas imaginei que já a tivesse. Então fui para o piso de cima tomar um café e te encontrei.

— Revista de que?

— Cinema espanhol.

2 comentários: